segunda-feira, 26 de abril de 2010

Manifesto da 8º de 2009

Escola do Futuro da USP – CEPEMA – UME Usina Henry Borden


Agenda 21

Manifesto da 8ª série – 2009 – Profissionais do Futuro

“O impacto das profissões sobre o meio ambiente”



Porque o ano de 2010 deve ser um recomeço; e o amanhã depende de nós;

Porque eu tenho consciência da minha parte no futuro dos seres humanos, animais, vegetais e do planeta e a poluição alcança níveis alarmantes, prejudicando a vida;

Porque a engenharia química produz substâncias impactantes;

Porque os trabalhos com documentos utilizam excesso de papéis;

Porque o jornalismo pode e deve nos manter bem informados;

Porque devemos usar máquinas adequadamente;

Porque a segurança no trabalho deve zelar pela boa interação entre o trabalhador e o seu meio ambiente;

Porque a relação entre a arquitetura e o meio ambiente deve ser como um projeto arquitetônico, que exige muita atenção e cuidado;

Porque a educação deve ser responsável pelo conhecimento e novos valores;

Porque os recursos naturais são finitos, os detritos remanescentes da construção civil são muitos e o engenheiro tem condições de criar novas alternativas;

Porque para alguns produtos somente podemos utilizar madeira, como é o caso de alguns instrumentos musicais;

Porque o conhecimento histórico é necessário para podermos analisar fatos positivos e negativos na história e podermos mudar ou manter o que for preciso;

Porque o biólogo tem condições de analisar os problemas do meio ambiente;

Porque uma transformação como essa exige a participação de todos nós;











COMPROMETEMO-NOS A...





RESPEITAR A VIDA: é preciso que as pessoa cuidem do meio ambiente.

AGIR COM ÉTICA: não agir como se ganhar dinheiro fosse mais importante que tudo, procurando o equilíbrio. Em uma obra, dar preferência a materiais recicláveis e reciclados. Criar projetos do modo mais ecológico possível: valorizando a energia solar e outros recursos alternativos.

CRIAR E RESPEITAR LEIS DE PROTEÇÃO AMBIENTAL: acompanhar leis, exigindo que sua criação e funcionamento sejam garantidos por nossos legisladores e governantes.

VALORIZAR O CONHECIMENTO: disseminar conceitos de preservação e desenvolvimento, exibindo exemplos da dependência da civilização humana em harmonia com o meio ambiente, estudar e compartilhar o conhecimento.

PRESERVAR A NATUREZA: produzir e utilizar máquinas de maneira equilibrada e não poluir. Economizar o uso dos recursos naturais e energia.

RECICLAR: ajudar a reciclar sempre. Por exemplo reutilizar os metais retirados dos minérios naturais, criando novas tecnologias para isso.

Nenhum comentário: